quarta-feira, 25 de abril de 2012

F's

(24.04.2012)

O meu professor de práticas laboratoriais é um máximo. Dá nomes às pessoas conforme as caras, não lhe interessa nada os nomes que as pessoas realmente têm, ele diz que assim não os decora, tem que dar o nome que ele quer. Ora então a mim calhou-me Fátima, sim, Fá-ti-ma! (que por acaso é o nome da minha roommie, que por coincidência é também aluna deste meu professor só que em estágio). E não é que o homem passa a vida a chamar-me Fátima? Não gosto nada. Chama a Sofia de Célia, chama a outra Sofia de Teresa, chama a Laura de Raquel e a Sónia de Joana, chama o Vasco de Mauro. Só o João e a Rita é que se safaram. Eu (em jeito de vingança) disse-lhe que ele tinha cara de Virgílio, não me parece que tenha gostado muito do novo nome porque veio atrás de mim em jeito de me dar um pontapé. Teve a sua graça.
Bem, só sei que ás tantas no outro dia no laboratório, enquanto alguns estavam a ser avaliados no procedimento de colocação da sonda nasogástrica, eu e alguns colegas resolvemos jogar ao ninja - um jogo muito divertido e silencioso - sim, devíamos estar a estudar o procedimento da aula seguinte, mas não estávamos. Tínhamos o cuidado de disfarçar mal o professor se virava para nós, óbvio. Houve uma altura em que ninguém reparou que o homenzinho se virou e pronto, fomos apanhados. Ele com o seu sorriso matreiro começou a perguntar-nos os nomes para apontar no seu bloquinho - senti-me como se estivesse na primeira classe e tivesse sido apanhada a jogar à sardinha em plena aula, uma criancice - isto para nos relembrar que o comportamento é um factor importante nas aulas. Se bem que não estávamos a interromper ou a incomodar ninguém lá tivemos que dar a mão à palmatória. Todos lá disseram o nome a mau grado. Quando chegou a minha vez respondi "Fátima". Claro está que a sala toda começou a rir e ele topou-me logo. Mas ainda gostava de o ter visto no final da aula à procura do nome "Fátima" na lista da turma para fazer uma notinha de mau comportamento (credo, é mesmo à primária! só falta a caderneta! que vergonha!).

Enfim, a aula passada passei de Fátima a Filomena, coisa em que o emendei logo, ao que ele diz "És os F's, os F's assentam-te bem!". Hoje voltou a ser Fátima. Por causa das coisas o nome que pus no registo da minha pseudo-paciente foi Fátima Filomena Fernandes Fonseca. Não quero que falte nada ao Sr. Professor, seja F's então!

Sem comentários: