quinta-feira, 26 de abril de 2012

ontem foi assim

choveu que se fartou, e chuva é coisinha para não me dar vontadinha nenhuma de sair de casa. 
mas bem, tinha o almoço com o C & o D cá em casa e queria mesmo fazer uma refeição como deve ser. já tinha pensado no dia anterior o que havia de fazer, batatas no forno talvez, o D adora batatas, tal como eu. depois pareceu-me demasiado fonhónhó, tinha que ser qualquer coisa melhorzinha, além que houve um dia que fizemos o jantar cá em casa e foi exactamente batatas no forno com cebola e beringela. quando acordei ontem de manhã ainda sem saber o que fazer para o almoço lá tive a brilhante ideia de fazer a receita de almôndegas da minha mãe. arrisquei e telefonei à minha mãe às 9 horas de um feriado, coisa que requereu coragem da minha parte. estava bem disposta, é o que vale. lá me disse a receita, quando ela fez a lista dos ingredientes reparei que me faltavam todos, até o raio do esparguete integral e das coisas para o molho de tomate para acompanhar as ditas almôndegas me faltava. bolas, tinha que sair de casa e ir às compras. preparei-me para sair num ápice, sem tomar duche nem nada e com uma cara de sono que só visto. verifiquei o horário dos autocarros, havia um dali a 5 minutos e por isso saí de casa à pressa. cheguei à paragem e reparei que não havia ninguém à espera do autocarro, achei estranho e verifiquei o horário outra vez. esperta como sou não vi o horário nos dias de feriado e afinal não havia autocarro àquela hora, só dali a uns 15 minutos. resolvi ir a pé, apesar da chuva que não parava. queria chegar a casa às 11 para preparar as coisas com tempo, tomar banho e essas coisas todas. já disse que estava a chover e um frio impossível? pois, estava mesmo. houve uma altura que me apeteceu voltar atrás para a paragem e esperar pelo autocarro, mas não o fiz, ainda bem. depois de uns 20 minutos a pé lá cheguei ao mini-preço, toda a gente podia ver em que corredores é que tinha andado porque tinha as botas molhadas deixavam pegadas por todo o lado, tadinhas das empregadas que tiveram que limpar, nem no feriado! lá fiz as compras que tinha a fazer. a porra do tofu é cara como tudo, já para não falar das amêndoas! só sei que fiquei com 5€ na carteira, mai nada. mas estava feliz, ía fazer as melhores almôndegas para eles.
o saco das compras pesava e a volta para casa o caminho é todo a subir, mas uma subida bem jeitosa. deu-me a moleza e entretanto começou a chover com mais força. fui até à paragem de autocarro mais próxima dali, o próximo autocarro era dali a 15/20 minutos e chegava a casa às 11h se apanhasse aquele. sentei-me um bocado na paragem, mas depois não conseguia estar quieta, ora me levantava para ver se o raio do autocarro lá vinha, ora verificava o horário mais umas trezentas vezes, queria que autocarro chegasse já! resolvi andar até à próxima paragem, só para matar o tempo. depois até à outra. até que resolvi andar com o saco pesado numa mão e o guarda-chuva noutra e lá me fiz ao raio da subida. quem me conhece sabe que odeio guarda-chuvas, evito-os a todo o custo nem que para isso me molhe um bocadinho, mas santo guarda chuva, ontem valeu-me muito! não me impediu de chegar a casa meio molhada, mas se não o tivesse provavelmente tinha ficado encharcada e arranjava uma bonita constipação.
bem, finalmente cheguei molhada, suada e a precisar urgentemente de um banho bem quentinho. depois lá fui para a cozinha começar a preparar as coisas para o almoço. correu tudo bem, até me admirei. não parti nada, não queimei nada nem ficou nada salgado, nada. consegui acabar tudo antes de virem, pôr a mesa, temperar a salada (experimentem temperar com sal, bastante limão, azeite, alho bem miudinho e levedura de cerveja - yummy! é do melhor, tenho dito!), pôr a fazer o pão na máquina para a tarde, lavar e limpar a loiça toda e deixar a cozinha toda limpinha. i was so proud of myself
lá chegaram os meninos, e parecia que já não nos víamos há imenso tempo. quando eles chegam e estamos juntos fica tudo bem, sei lá. é uma sensação esquisita que me deixa quentinha e aconchegada por dentro.
fomos almoçar e quando tirei as almôndegas do forno choveram"wow's", confesso cheirava muito bem e tinha muito bom aspecto (devia ter tirado foto, mas uma pessoa nem se lembra dessas coisas nestas alturas). comemos e estava mesmo muito bom, não é para me gabar. o D cada garfada que punha à boca saia um "está tão bom Maria, está mesmo muito bom!", acabou por dizer que foram as melhores almôndegas que comeu! eu não sou muito boa a lidar com elogios, não sei bem onde me enfiar, o que dizer e com que cara ficar, mas soube-me bem. e sabem, nem é o meu dote para a cozinha que fez com que as almôndegas soubessem tão bem, não são as melhores almôndegas do mundo de certeza (estão lá quase! just kidding, haha), não foi graças à minha habilidade que a comida lhes soube tão bem, disso eu sei. as almôndegas ficaram boas e souberam bem porque tinham uma boa mão cheia de carinho e foram feitas com amor. isto soa muito lamechas. não é? só que é mesmo verdade. e eu não precisei dizer-lhes da minha viagem à chuva para ir comprar os ingredientes, nem em como aquela subida de volta de matou, nem em como o saco pesava e eu estava com frio. não precisei dizer-lhes porque não foi nada. não me custou nada. a alegria que me deu a deixa-lhos satisfeitos foi muiiito maior, eu é que lhes fico em dívida. a felicidade que eles me dão só pela companhia deles e por serem meus amigos é muito superior. e isto é a pura das verdades.

escusado será dizer que a tarde passou a correr e foi passada entre imensas gargalhadas e muitas histórias interessantes que foram contadas. muitos sonhos partilhados e muitas frases começadas com "quando vivermos na mesma casa..", "quando formos juntos viajar aqui, ali e acolá". mas isto é tema para outro dia.
depois lá se foram embora por que tinha mesmo que ser, para tristeza minha. lá choveram os abraços de despedida e as refilices de sempre (que é história para outro dia). fico sempre um bocadinho tristinha quando se vão embora e ao mesmo tempo feliz porque o dia foi muito bom e sei que eles também adoraram.

amanhã à tarde há mais (incluindo explicação de Biofísica, blhac). sábado o dia todo há mais. há sempre mais e é sempre bom, muito bom.

resumindo e concluindo, este mundo não é só feito de sapos. não é, eu sei. sei porque tenho dois amigos príncipes.

(um prémio para quem leu isto tudo até ao fim e não vomitou. aliás, um prémio para quem leu isto tudo até ao fim, ponto final. pelos uma pessoa vai ler e eu já sei quem é, ahah.)

2 comentários:

Timido disse...

Tens é que começar a deixar as notas um bocadinho maiores... É que eu e uma parte considerável da população portuguesa somos miupes, e nem com os óculos facilita a leitura...

Da próxima vez já sabes... Queremos fotos... e a receita também, se não for pedir muito... Já agora (e isto pode parecer absurdo...) essas almôndegas levam carne? É que a minha mulher é vegetariana e encontrar pratos para lhe fazer é sempre uma chatice dos diabos...

Maria disse...

Timido, as notas são depropositadamente assim escritas para desencorajar as pessoas a lê-las, são assim coisas sussurradas diga-se, que só alguns é que realmente se interessam por ler.. eu sei que dificulta um bocadinho, mas pronto :)

As almôndegas são vegetarianas :) e a receita é bem simples! Queres que te diga?